Gestão de processos na empresa familiar
- Paulo Barros
- 31 de jul. de 2020
- 2 min de leitura
Você já parou para pensar onde e como você pode fazer a diferença no negócio de sua família? O que quero dizer com isso é que mesmo que você saiba o que pode fazer de diferente para melhorar o que seu pai ou seu tio implementou, você realmente saberia como executar isso, como melhorar as rotinas, os controles e ter maior dinamismo e melhor resultado?
Se sua família tem uma fazenda de gado por exemplo, você sabe como ajustar algum detalhe e simplesmente trazer maior lucro? Normalmente existe um técnico que vai sugerir a marca de sal, a relação “grãos / forragem” no cocho, mas saber usar essas informações em conjunto com todo o processo e de forma rápida, pode fazer toda a diferença no seu papel dentro da empresa familiar.
Em uma transportadora, ter o consumo dos caminhões e o custo de manutenção da frota de forma fácil pode ser crucial no momento de definir o preço do frete por exemplo. Há sistemas e apps para isso, mas você conseguiria ter uma mínima noção de como esses dados podem afetar todo o processo, de forma rápida para que você possa tomar uma decisão em um momento de negociação?
Pois é, estamos falando aqui de um assunto chamado “gestão de processos” (BPM - Business Processing Management).
O conceito de melhoria e gestão de processos surgiu no Japão na década de 60, logo após o Talylorismo e o Fordismo nos EUA, mais especificamente na Toyota e ficou conhecido como “Sistema Toyota de Produção”. Na década de 80, começou-se a associar as melhorias de processo com as técnicas de estatística e controle de qualidade, que se aprimoram na década de 90 com a reengenharia de processos. Nos anos 2000 surge o “BPM”, usando a tecnologia da informação, com informações e regras de processos destinados à automação, através do uso de softwares.
Desde então, as técnicas não param de evoluir, sempre visando agregar valor, reduzindo custos e otimizando as rotinas.
Hoje em dia, conhecer sobre BPM é saber como ter a empresa na “palma da mão” e vai ajudar muito aqueles que almejam ganhar respeito e posições na empresa familiar, pois será o diferencial nos momentos de decisão.
Para nossa sorte, hoje há vários cursos que podem ser feitos online, oferecidos desde as melhores universidades até por profissionais da área.
E então? Qual seu próximo passo?

Forte abraço
Comments